Todos
sabem que a aprendizagem através das atividades lúdicas acontece de forma mais
legal e significativa para a criança, pois oportuniza a elas a aprendizagem de
forma prazerosa. Ainda há muitas ressalvas por parte dos professores em
realizar atividades lúdicas em sala de aula, pois alegam que há falta de
recursos e vai causar transtornos por as turmas serem muito numerosas.
O professor deveria de preservar e oportunizar
este momento por mais tempo, não ficando restrito ao pré-escolar ou a uma
atividade extracurricular. Segundo
Negrine “brincar é uma necessidade básica
assim como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação" (1994, p.41). O conteúdo lúdico deve e faz parte da grade
curricular,mas, não do planejamento da maioria dos docentes. Atividades como das brincadeiras livres ou
dirigidas e momentos de danças seriam importantes como meio de descontração e
aprendizagem para estas crianças.
Não
percebem que brincar é indispensável para a saúde física, emocional e
intelectual do aluno enquanto criança, que brincar não é passa tempo, mas sim
uma forma de interagir com o mundo adulto proporcionando lhe desafios e
motivação.
Todo
conteúdo que motiva o aluno a aprender e de uma forma prazerosa é capaz de
qualificar e envolve-lo no aprender.
Aprimorando a ideia que a atividade através do lúdico para a criança se
torna muito mais significativa, pois ela esta interagindo com o objeto de
aprendizagem. Como dizem “criança aprende tocando” então para elas o lúdico é
indispensável para a saúde física, emocional e intelectual da criança em
qualquer fase de desenvolvimento, é uma maneira de interagir com o mundo
proporcionando motivação imaginação e desafios.
A
criança é um ser em desenvolvimento e precisa desses momentos lúdicos para
desenvolver seu emocional
e é através destes momentos que exercitamos
sua capacidade de observação, de atenção e concentração e o educador
como responsável deveria de manter em sala de aula.
Autora: Alice