CAETANO, Juliana F. Estratégias
metodológicas para o ensino de alunos surdos. In: LACERDA, Cristina B. F.
de; SANTOS, Lara F. dos (orgs). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à
Libras e educação de surdos. São Carlos: EdUFSCar, 2013, traz os princípios e estratégias que possam
favorecer a preparação de aulas que facilitem o acesso dos alunos surdos aos
conteúdos de sala de aula. Além disso, na perspectiva da educação inclusiva de
alunos surdos, o professor precisará ser parceiro do intérprete de libras para
que se ampliem as possibilidades de construção de conhecimentos desses alunos.
Este artigo mostra as estratégias que podem ser utilizadas numa sala de aula
onde tem alunos surdos, como agir diante de um ou mais alunos surdos e como é
uma aula de libras, como exemplo de uma aula de ciências biológicas, onde foi
mostrado que apenas slides para leitura não são suficientes para um bom
entendimento do que está sendo falado, é preciso utilizar os sinais em libras
para que o aluno surdo possa compreender o que se trata e para isso pode contar
com a ajuda de um intérprete de libras. O intérprete de libras pode atuar junto
com o professor em sala de aula, mas para isso é preciso que haja uma
compreensão de que estão ali para atuarem juntos e que um ajuda o outro, o
intérprete deve ter conhecimento do planejamento do professor para compreender
e passar para o aluno surdo. Eu enquanto estudante de Pedagogia ainda não tive
contato com um aluno surdo, mas pretendo me aperfeiçoar mais ao longo do curso
e também em cursinhos para desenvolver a libras e futuramente poder trabalhar
com alunos surdos, talvez com ajuda de intérprete, mas pretendo ter
conhecimento para trabalhar sozinha e também para poder ensinar meus alunos
corretamente.
Autora: Taise
Bonacheski Lopes,
*Graduanda do
Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância pela Universidade Federal de
Pelotas
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