quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Bullying nas Escolas

É comum acontecer nas escolas bullying entre os alunos, principalmente entre os mais antigos para com os novatos . Isto pode acontecer desde um simples gesto, até as mais variadas formas de exclusão no ambiente. O que pode parecer brincadeira para os outros, para aquele aluno excluído não é. Todas as formas de agressões verbais ou físicas intencionais e repetitivas é considerado bulling.
Há uma tendência das escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas mais afastadas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying aqueles  apelidos bobos criados para humilhar os colegas.
As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo, sendo ele o próximo agressor. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

Hoje em dia o bullying é considerado crime amparado pelo Decreto-lei 2.848/40. Sob pena nos casos mais sérios de “agressão” de até três anos de prisão.

Autora: Alice

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens abusivas serão deletadas!!