terça-feira, 29 de novembro de 2011

Importância e Significado da Pesquisa

Escola e Entorno
[1]Cassia Carolina Dutra da Costa
Resumo: Percebendo a importância da pesquisa, elaborei este trabalho, tendo como foco que a pesquisa que é um processo de construção de conhecimentos, onde há métodos que é um caminho a seguir para alcançar um fim. Foram feitas algumas leituras para auxiliar na elaboração e ajudar a compreender como é essencial pesquisar.
Palavras-chave: Importância – pesquisa – processo – conhecimentos – métodos.

Introdução
O foco principal deste trabalho é saber como pesquisar a escola e todo seu entorno com o intuito de conhecer, numa maior abrangência, o modo de vida das pessoas buscando referências no seu cotidiano, e que se dá através do diálogo, para conhecer melhor os alunos, saber seus interesses e necessidades isto é essencial para a prática educativa e conhecer todo o entorno da escola.
E qual é esse método? O diálogo que é o que Paulo Freire acredita ser o dado fundamental das relações de todas as coisas no mundo e é o que nós futuras educadoras estamos fazendo, sendo pesquisadoras e usando o diálogo com o pesquisado.
No diálogo entre pessoas estaremos abrindo uma troca de pensamentos e assim estaremos descobrindo através da pesquisa “sobre modos de ver e compreender o mundo” (Paulo Freire) e no diálogo estaremos abertos a novas descobertas que é a umas das idéias da pesquisa.
Será que em nossas pesquisas acharemos todas as respostas e prontas? Não, porque então pesquisar, pesquisar apenas pra ver se as famílias vão à escola, participam das atividades, das reuniões escolares, o que necessitamos é entender o “universo de fala da cultura da gente do lugar” (Paulo Freire).
Por isso o professor-pesquisador deve criar um vínculo com a família dos educandos com intuito de facilitar o enfrentamento de situações inusitadas que ocorrem continuamente na escola, mais especificamente, na sala de aula. Devemos tentar entender as comunidades (famílias) e não ajudá-las, um exemplo muito claro foi o que uma professora falou que nós podemos chegar a uma determinada comunidade e lá não tem luz, água, e prontamente nós ligarmos pra CEEE, Corsan e pronto eles agora tem água e luz e, quem disse que era isso que eles estavam precisando, de repente ao invés de resolver o problema nós estaremos criando outro, porque agora eles vão ter contas e como vão pagar? E é isso que acredito que Paulo Freire fala no texto que devemos escutar as pessoas e não tirando conclusões precipitadas, a idéia é investigar, pesquisar, levantar e descobrir, isso faz com que vemos a realidade, a vida deles, sua cultura.

Métodos
O professor deve ensinar, incentivar, inovar, orientar, motivar, pesquisar, participar e zelar, pois assim com a grande responsabilidade, entusiasmo, que oriente seus alunos, que conheça o universo do educando, da família, no seio da comunidade escolar, é mais que avaliar, é preocupar-se comprometer-se, buscar as causas que dificultam o processo de ensino-aprendizagem.
No seu livro Pedagogia da Autonomia Paulo Freire nos mostra bem isso que “Ensinar Exige Rigorosidade Metódica”, ou seja, o professor deve carregar em si própria vontade, força, determinação, ser democrático em sua aula. Também fala que “Ensinar Exige Pesquisa”, nos quatro anos de curso ouvimos falar nisso e acho muito positivo, pois é importantíssimo que o professor seja pesquisador, conhecedor do seu aluno. E “Ensinar Exige Respeito aos Saberes dos Educandos” acima de tudo onde há respeito, há carinho, há participação, pois devemos respeitar os alunos de onde eles vêm, seus costumes.
Enfim não temos uma receita pronta, apenas sabemos que ser professor é:
·                     Ser estratégico;
·                     Ser motivador e incentivador;
·                     Ser agente de transformação;
·                     Ser desafiador.

Conclusão
No curso nós vimos a importância do diálogo, ele é a peça chave da pesquisa, em um simples diálogo com pessoas da comunidade estaremos abrindo inúmeras portas de oportunidades de conhecer as pessoas e nos aproximarmos delas. Sabemos a importância de conhecer a realidade dos sujeitos e com as informações buscadas, investigadas, pesquisadas e descobertas estaremos entendendo melhor o que se passa na vida daquele aluno, família e comunidade.
E segundo Paulo Freire...

“Um dos pressupostos do método é a idéia de que ninguém educa ninguém e ninguém se educa sozinho. A educação, que deve ser um ato coletivo, solidário - um ato de amor, dá pra pensar sem susto -, não pode ser imposta. Porque educar é uma tarefa de trocas entre pessoas e, se não pode ser nunca feita por um sujeito isolado”.

Enfim pra ser um bom professor competente temos que dar conta dessas questões, que é entender as pessoas, através do conhecimento, informações e aos poucos estamos aprendendo a lidar com essas situações, e é por isso que queremos ser professores significativos dentro de uma escola (sala de aula) não pra se engrandecer, mas pra fazer a diferença, entender a realidade de cada aluno, pois ninguém é igual.
        
Referências
·         FREIRE, Paulo. A Educação como Prática da liberdade. 23ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
·         FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.


[1] Aluna do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância – UFPEL/UAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens abusivas serão deletadas!!