segunda-feira, 7 de novembro de 2011

APRENDER BRINCANDO

Autora: Camila Tissot Vieira*


Brincar pode ser sinônimo de aprender, enquanto a criança brinca está aprendendo, testando suas habilidades em diversas áreas, provando situações e sentimentos que farão parte de suas vidas futuramente, como regras de convívio social e escolhas pessoais.
Os professores devem estar dispostos a trabalhar com o lúdico em sala de aula, pois os benefícios são muitos.  As crianças participam com entusiasmo nas atividades e assimilam o conhecimento com maios facilidade.
            As brincadeiras constituem momentos de aprendizado que devem ser estimulados na escola. As brincadeiras fazem parte da cultura local e são ricas de significados para as crianças.
Brincando as crianças desenvolvem sua personalidade, segundo Lev Vygotsky: "Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade".
Além disso, as brincadeiras desenvolvem e estimulam o raciocínio, a coordenação motora, a autoestima, a socialização, limites, a musicalidade, a oralidade, e várias outras áreas do conhecimento.
            As brincadeiras estão ligadas à cultura local e diferenciam-se no país, a mesma brincadeira, jogo ou cantiga de roda tem suas diferentes versões em cada estado ou região, porém preserva-se o sentido principal. Segundo Renata Meirelles: “... percebemos como as características culturais de cada povo, de cada região marcam seus territórios entre as brincadeiras infantis”.
Segundo Jean Piaget: “A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano”, então toda essa criatividade e energia que as crianças possuem podem ser direcionadas e mediadas por um professor que oriente seus alunos a aprender de forma lúdica, utilizando diversos recursos em suas aulas para tornar a escola um lugar em que se pode aprender brincando.



REFERÊNCIAS:

MEIRELLES, Renata. “Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil” 2ª edição, São Paulo:Terceiro Nome, 2007.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4ª edição Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
VYGOTSKY, Lev. “Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem.” São Paulo: Ícone/EDUSP, 1988.



* Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância-EAD/UFPel.

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