segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Reforma da Língua Portuguesa

  O novo vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, que foi editado , inclui as novas grafias oficiais acordadas entre os membros da Academia Brasileira de Letras,estabelecendo o padrão para a Língua Portuguesa escrita. Com linguagem simples?, objetiva?, como será essa adaptação?

Palavras chaves: linguagem, transformação, ortografia

I-             INTRODUÇÃO

         O medo do povo, ou pelo menos certa insegurança, faz parte do comportamento humano. Qualquer novidade, principalmente, no contexto social, sempre causa dúvidas, discussões e debates. Com a linguagem não poderia ser diferente, pois sua potencialidade está no seu dinamismo, herdado da sócio cultura da humanidade, para a qual, inclusive, ela é recurso.

     II -   DESENVOLVIMENTO

         Depois de mais de dezoito anos na pauta das nações que integram a comunidade de países de língua portuguesa: Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e outros, a reforma ortográfica foi implementada no Brasil, passando a vigorar este ano, com prazo até 2012 para a adesão total. Mesmo assim, estudiosos da área ainda debatem alguns termos destas normas da Reforma da Língua Portuguesa, sendo que muitos dizem que essa reforma dá margens a muitas interpretações diferentes.

   III – CONCLUSÃO

         Mas não há o que temer, as transformações são naturais ao ser humano e ao mundo, e as discussões delas também. Só assim, chega-se ao consenso, necessário a vida social e, no caso da linguagem, a preservação da identidade de uma nação.
         Afinal, não é a primeira vez que  nossa ortografia sofre mudanças. Já foram cinco  reformas até hoje, e se não fossem elas, ainda hoje escreveríamos: pharmácia, óptimo, acção, etc....

Referência: LINGUAGEM, UM SER EM TRANSFORMAÇÃO.

Autora: Rosane Lenzzi – Arroio dos Ratos
Estudante  do Curso de Licenciatura em Pedagogia A Distânicia EAD/UFPel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens abusivas serão deletadas!!