domingo, 16 de outubro de 2011

Brincadeiras na Educação Infantil

Este artigo apresenta algumas considerações sobre brincadeiras e sua importância na educação infantil, destacando a necessidade destes para o desenvolvimento da criança. A infância é encantadora, durante a vida é neste período que exteriorizamos nossos sentimentos, nossas experiências e fundamentalmente nossa criatividade da forma mais espontânea que existe, brincando. Através do jogo a criança interage com a realidade e estabelece relações com o mundo em que vive. O brincar da criança, não pode ser considerado uma atividade complementar a outras de natureza dita pedagógica, mas sim como atividade fundamental para a constituição de sua identidade cultural e de sua personalidade.
É preciso dizer que a brincadeira acontece onde quer que a criança se encontre, independente do local. Basta um pequeno estímulo para que sua imaginação a leve para um mundo repleto de criatividade e movimento, expressando o seu interior.
É necessário trabalhar as emoções, independente da idade. Sendo o adulto um educador, ele deverá procurar ter consciência de suas limitações a fim de superá-las. Um adulto bem informado e preparado terá condições de intervir e proporcionar com maior intensidade o desenvolvimento da criança, pois o brincar na escola tem também uma função informativa para o professor. É importante que a ação do educador se oriente no sentido de ampliar o repertório das crianças, não só do ponto de vista lingüístico, como também do cultural. Cabe ao educador a tarefa de alimentar o imaginário infantil, de forma que as atividades das crianças se enriqueçam, tornando-se mais complexas pelas relações que se vão estabelecendo.
Cabe a educador, então, tendo em vista a compreensão e o conhecimento da evolução das crianças, pensarem que tipo de atividade propor, tendo clareza de intenção, isto é, sabendo o que as crianças podem desenvolver com a atividade proposta. Um segundo ponto, também fundamental, é o encaminhamento da atividade, ou seja, a definição de como ela será realizada, prevendo a ocupação do espaço e o limite do tempo, de acordo com a natureza da própria atividade, permitindo a realização dos movimentos em sua magnitude.
Autora:Jurema Teresinha Feiten
Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia-UFPEL-UAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens abusivas serão deletadas!!