domingo, 16 de outubro de 2011

Música na educação infantil



Este artigo tem a intenção de melhorar a compreensão dos professores o que a música pode fazer nesta fase da vida das crianças. O objetivo é refletir sobre a musicalização na educação infantil, considerando a importância da música como parte da cultura e, portanto, como conhecimento a ser trabalhado no contexto da educação infantil.
No estágio que realizei na escola de educação infantil da rede municipal de Arroio dos Ratos, no qual desempenhei varias atividades com música. A resposta dos alunos era imediata ao ligar o som, as crianças se alegravam, falavam do tipo de música que gostam, diziam que tipo de música ouviam em casa, cantavam as musicas que lembravam, faziam coreografias, era uma festa, pois os alunos gostam muito das atividades que tem musica. Assim acredito que o desenvolvimento se dá com mais facilidade. Assim, o que se pode concluir a esse respeito é que efetivamente a prática de música, seja pelo aprendizado de um instrumento, seja pela apreciação ativa, potencializa a aprendizagem cognitiva, particularmente no campo do raciocínio lógico, da memória, do espaço e do raciocínio abstrato.
A aplicação da musica na educação infantil também traz efeitos muito significativos no campo da maturação social da criança. É por meio do repertório musical que nos iniciamos como membros de determinado grupo social. Por exemplo: as musicas  ouvidos por um bebê no Brasil não são os mesmos ouvidos por um bebê nascido na Alemanha; da mesma forma, as brincadeiras, as adivinhas, as canções, as parlendas que dizem respeito à nossa realidade nos inserem na nossa cultura.
Além disso, a música também é importante do ponto de vista da maturação individual, isto é, do aprendizado das regras sociais por parte da criança. Quando uma criança brinca de roda, por exemplo, ela tem a oportunidade de vivenciar, de forma lúdica, situações de perda, de escolha, de decepção, de dúvida, de afirmação.
Jurema Teresinha feiten
Estudante de licenciatura em pedagogia- UFPEL-UAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens abusivas serão deletadas!!