terça-feira, 30 de agosto de 2011

Alfabetização, Letramento e EJA


Formas metodológicas concretas da alfabetização dos sujeitos para além dos anos iniciais de escolarização.

Resumo: De acordo com a escolha do tema “Alfabetização e Letramento” para além dos anos iniciais, este trabalho tem como objetivo discutir os métodos que contribuem no processo pedagógico e servem para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem. Foram feitas algumas leituras para ajudar no desenvolvimento deste trabalho.
Palavras-chave: Séries iniciais – alfabetização – letramento - métodos – investigação -

Introdução
O trabalho a seguir foi realizado durante os eixos dos Estudos Colaborativos Orientados I, II e III, na escola Instituto Estadual Couto de Magalhães, tendo por objetivo a investigação através do diálogo e observações.
Este trabalho tem por objetivo investigar o tema “Alfabetização e Letramento” e como subtemática as formas metodológicas concretas da alfabetização dos sujeitos, para além dos anos iniciais de escolarização a partir de nossos referenciais trazidos da escola e da professora parceira, assim através do tema escolhido fui procurando investigar quais os métodos que auxiliava o professor no processo de aprendizagem dos alunos.
Em minha investigação sobre as formas metodológicas concretas da alfabetização dos sujeitos, para além dos anos iniciais de escolarização procuro investigar quais os métodos que são usados para a alfabetização dos sujeitos e como interferem ou não no processo de aprendizagem pelo aluno.
Os métodos contribuem nos processos pedagógicos para ser atendidos os objetivos traçados na prática escolar e servem para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem. E cabe ao professor experimentar vários métodos e definir qual será o melhor para aplicá-lo.
Diante desses fatos o que me despertou a curiosidade para saber e vivenciar a escolha desta temática é descobrir se na escola parceira a turma em que observo a professora utiliza algum método que a ajude para realizar seus trabalhos e acabei percebendo que os métodos em que ela utiliza partem da realidade do aluno e com certeza dá bons resultados, e também esse não é o único método que existe esse é apenas o mais consistente, e não existe um método infalível que não pode falhar, muitas vezes não dá certo, mas a maneira não é desistir e sim tentar outra vez e de outra maneira.

Métodos
De acordo com Emília Ferreiro, ela baseava-se em vários objetivos e um deles que se identificou com este trabalho é “descobrir o conhecimento que a criança traz de casa antes da aprendizagem formal e durante a realização deste processo”, este é um método que nós como futuras professoras não devemos se esquecer nunca, partir sempre da realidade do educando, pois o aluno já traz de casa uma bagagem que não pode ser esquecida quando chega à sala de aula, senão o sujeito fica limitado e o seu processo de alfabetização estará restrito.

 “Emília Ferreiro não nos dá uma receita pronta de como alfabetizar, mas abre portas para a reflexão do professor, para que esteja atento às especificidades das respostas dos aprendizes, ao percurso que trilham e às tentativas de se apropriar das convenções da nossa escrita.”

Conclusão
Compreendemos que métodos são essenciais para os professores nas práticas pedagógicas, assim cabe buscar estratégias de pesquisa para o desenvolvimento de aprendizagem dos sujeitos.
Assim é muito importante ressaltar que no processo de aprendizagem dos sujeitos é preciso respeitar o tempo de aprendizagem e as experiências que já foram construídos, pois sabemos que quando ele entra na escola o seu processo de alfabetização já está em desenvolvimento, ou seja, já vem de um meio letrado.  Assim precisamos ser agentes transformadores, que investiguem, reflitam, para poder compreendê-las e transformá-las.

Referências
·         CAGLIARI, Luiz Carlos. Introdução do livro “Alfabetização e Lingüística”.
·         CASTRO, Aguiar Falcão de. Métodos e Técnicas Pedagógicas. ENA, 2006.
·         CÓCCO, Maria Fernandes; HAILER, Marco Antônio. Didática de alfabetização: decifrar o mundo: alfabetização e socioconstrutivismo. São Paulo: FTD, 1996, p. 19-20 (Conteúdo e metodologia).
·         FERREIRO, Emília. Cultura, escrita e educação. Artemed, 2001.
·         FERREIRO, Emília. Os filhos do analfabetismo. Artemed, 1990.
·         FERREIRO, Emília. Passado e presente dos verbos ler e escrever. Cortez, 2002.


Autora:  Cassia Carolina Dutra da Costa*

* Graduanda do Curso de Licenciatura a Distância

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