sábado, 20 de agosto de 2011

Educação Infantil

 Resumo:
       O presente trabalho relata experiências acontecidas, durante a
realização de meu estágio e pesquisas realizadas na trajetória de
nosso curso, destacando a importância no lúdico para o desenvolvimento
das crianças.

                                     
Educação Infantil
Acredito que essa modalidade de ensino seja a mais surpreendente de
trabalhar.  Ela é oferecida em creches para crianças de 0 a 3 anos  e
em pré-escolas para as crianças de 4 e 5 anos. Estudos apontam que
crianças que freqüentam a modalidade possuem uma melhor aprendizagem
na fase escolar, tendo o raciocínio mais rápido, tornam se mais
dinâmicas e comunicativas com os colegas.
Muitas pessoas acreditam que a educação infantil seja somente
brincadeiras em sala de aula ou que elas passam toda aula pintando.
Mas é um grande engano, na Educação infantil começam os primeiros
contatos dos alunos com a escola, professores, colegas, eles seguem
uma rotina de horários, fazem sua alimentação em conjunto, tem a hora
da escovação, da higiene. A Educação Infantil não alfabetiza, mas
propõe aos alunos os contatos com os números, as letras, formas
geométricas, recortes, colagens tudo de acordo com o limite e a idade
de cada um.
Nas aulas são trabalhadas as linguagens de acordo com as atividades
oferecidas, quando realizei meu estagio com a Educação Infantil com
alunos em média de 05 anos, tínhamos uma rotina diária de aula,
chegávamos fazíamos a acolhida dos alunos com uma musica de entrada;
após a oração; e, seguida a escolha do ajudante do dia; a troca da
janelinha do tempo, se necessário; rodinhas de diálogo. Eram
realizadas atividades variadas de pinturas, desenhos livres, recortes,
colagens, confecção de jogos; contos de histórias; higiene antes do
lanche; música para começar a fazer a refeição; escovação; hora das
brincadeiras com jogos e brinquedos dentro da sala de aula;
organização da sala de aula; e após os alunos partiam para o pátio,
onde brincavam de maneiras livre na pracinha da escola, em nosso
estagio tínhamos a proposta de resgatar as cantigas de rodas, os
alunos adoravam.
A rotina serve para os alunos aprenderem a ter organização, poder se
acostumar com o ambiente escolar, eles vão para a escola e seguem os
horários, sendo preparados para ingressarem no Ensino Fundamental.
O lúdico é bastante importante nessa fase, as crianças brincam juntas,
participam das brincadeiras em conjunto, passam a ter mais comunicação
uns com os outros, e é claro ninguém tira nossa satisfação em ver
aqueles rostinhos contentes, olhinhos brilhando, aquele ar puro, a
alegria estampada em um lindo sorriso, é muito gratificante saber que
estamos em algum momento proporcionando a uma criança um momento
inesquecível, algo transformador, que somente a brincadeira pode
proporcionar. Segundo Vygotski, o lúdico é educativo quando desperta
na criança curiosidade. Precisamos aproveitar o lúdico em sala de aula
como facilitador de aprendizagem.

Referencias:
http://www.infoescola.com/educação-infantil/


Autora: Rochele Souza Angelo*
* Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens abusivas serão deletadas!!