quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Resenha descritiva do livro “Gramática da Fantasia”.


RODARI, Gianni. Gramática da Fantasia. São Paulo: Summus Editorial, 1982.

O livro Gramática da Fantasia traz variadas técnicas de invenção, é um instrumento dedicado a educadores que se propõem a realizar exercícios de criação literária. Utiliza o jogo como instrumento para estimular a imaginação e a criatividade infantil. Foi criado baseado em respostas escritas e orais dadas por crianças ao longo de anos.
Sua estrutura é composta de cento e sessenta páginas divididas em quarenta e cinco pequenos capítulos de propostas simples utilizáveis por qualquer professor que acredite na imaginação inserida na educação.
Gramática da Fantasia é a obra de Gianni mais conhecida no Brasil e tida como ‘a Bíblia das ideias rodarianas’. Foi introduzida no Brasil em 1982 é uma aproximação a pedagogia contemporânea. Traz a recuperação de lendas e mitos, e indica o valor de liberação que a palavra possui.
O convívio com crianças ao longo de anos permitiu ao autor coletar um farto repertório de materiais, enfatizando o pensar junto. A exemplificar em um de seus capítulos, mais precisamente, o dezesseis intitulado ‘Errando as estórias’ que é um esquema de um velho jogo onde o narrador troca os nomes dos personagens do conto original e a criança percebe e quer escutá-lo com as mesmas palavras usadas na primeira vez, quer manter a sequência original, precisa de ordem e tranquilidade. Este jogo objetiva uma invenção momentânea, que não chega a ser síntese, mas tem papel importante na construção de textos sem compromisso e como diz o autor: “É mais rabiscar que desenhar. Mas conhecemos muito bem a utilidade dos rabiscos”.
As técnicas indicadas no livro contribuem para o desenvolvimento da linguagem, da lógica, da estética, da memória, da afetividade, da integração e principalmente influenciam a liberação da criatividade e imaginação.
A obra rodariana serve de auxílio para profissionais da educação que acreditem no poder que a palavra tem, o pensamento criativo e o uso da imaginação.
Gianni Rodari nasceu em 1920, Omegna - Itália e faleceu em Roma no ano de 1980. Não era um simples escritor, lia muito, e suas obras tratavam dos mais variados assuntos. Foi jornalista, escritor e professor. Ainda jornalista despertou a paixão pela literatura infantil, tornando-se o maior autor de livros infantis da Itália. Teve vinte e oito livros escritos em vários países. No Brasil: Histórias ao Telefone (1962), Era Duas Vezes o Barão Lamberto e O Livro dos Porquês. Rodari recebeu o prêmio Andersem em 1970 (considerado o Nobel da literatura infantil).

por Adriana Costa Rodrigues
“Acadêmica do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade Aberta do Brasil – Universidade Federal de Pelotas – (UAB – UFPeL)

Um comentário:

Mensagens abusivas serão deletadas!!