quinta-feira, 22 de setembro de 2011

TDAH, ações em sala de aula


Palavras chave: TDAH, dificuldade de aprendizagem, transtorno, hiperativo, professor.

Resumo
         Atualmente, é bastante comum, nas salas de aulas, grande incidência de crianças agitadas, impulsivas, desatentas. Estas crianças muitas vezes tiram a paciência de todos a sua volta, porém o que poucos sabem é que elas sofrem de um transtorno chamado de TDAH(Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade). Este trabalho elencará algumas simples porém, pertinentes, qualificando as ações do professor no intuito de auxiliar o aluno portador deste transtorno.

Introdução
            O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade pode ser definido, de acordo com a Associação Americana de Pesquisa(2002), desta maneira:
(...)Alguns sintomas hiperativo-impulsivos que causam prejuízo devem ter estado presente antes dos sete anos, mas muitos indivíduos são diagnosticados depois, após a presença dos sintomas por alguns anos. Algum prejuízo, devido aos sintomas,deve estar presente em pelo menos dois contextos (por ex., em casa e na escola ou trabalho). Devem haver claras evidências de interferência no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional apropriado em termos evolutivos.
(...)Os indivíduos com este transtorno podem não prestar muita a atenção a detalhes ou podem cometer erros por falta de cuidados nos trabalhos escolares ou outras tarefas.(...)Os indivíduos frequentemente têm dificuldade para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas e consideram difícil persistir em tarefas até seu término. Eles frequentemente dão a impressão de estarem com a mente em outro local, ou de não escutarem o que recém foi dito.(...) Eles frequentemente não atendem a solicitações ou instruções e não conseguem completar o trabalho escolar(...).”
Os sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade são independentes do tempo e da cultura, ou seja, não justifica dizer que há uma freqüência maior nos casos de TDAH atualmente devido a estímulos sociais e tecnológicos, etc. O que se pode afirmar é que este transtorno é mais comum em meninos que em meninas.
De acordo com o texto “Diversidade de aprendizagem e transtorno de comportamento disruptivo: TDAH”, de José Raimundo Facion e Maria de Fátima Minetto Caldeira Silva (2007), há uma série de possíveis hipóteses relacionadas as causas deste transtorno, uma delas pressupõe um distúrbio da função do cérebro, provocada por lesões pré, peri ou pós natal, causada por problemas circulatórios, tóxicos, infecções, traumatismo,etc. Vale ressaltar que nem todas as crianças portadoras deste transtorno foram vítimas  desses fatores de risco.
A outra hipótese está relacionada a fatores neoquímicos, “supõe-se uma ação desequilibrada dos centros excitatórios e inibidores do sistema nervoso central, causada por distúrbios no metabolismo de aminoácidos e dos neurotransmissores: noradrenalina, serotonina e dopamina.” (FACION; SILVA, 2007)
     Nos estudos sobre os fatores genéticos, “ nos casos de famílias com mais de um hiperativo, foram encontrados alcoolismos e distúrbios sociopatas nos pais e disturbios histéricos nas mães”(FACCION, 1991). Há também a hipótese de que fatores alergênicos sejam as causas deste transtorno, ou seja, é causado por alguns ingredientes contidos nos alimentos. Há estudos e experimentos nesta área, porém os resultados não foram confirmados.
     Com o crescente número de crianças que são diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade    nas redes     regulares    de ensino é conveniente que a escola encontre condições e soluções diante de tantos educandos com este transtorno que causa dificuldades e prejuízo na  aprendizagem. Para isto, é preciso que o professor conheça métodos pedagógicos que facilitem a aprendizagem destes educandos e algumas práticas simples, mas que faz toda a diferença em sala de aula.    Este trabalho pretende reunir algumas sugestões de intervenções metodológicas  que possam auxiliar o professor a atuar em sala de aula considerando e respeitando as dificuldades dos seu aluno causada por este transtorno,   ajudando-os a evoluir academicamente.

Métodos
            A metodologia deste trabalho baseia-se na investigação bibliográfica. Este trabalho consiste em elencar algumas intervenções possíveis em sala de aula para nortear os professores na sua prática  pedagógica com as turmas diversificadas, voltado principalmente para aquelas onde existam alunos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade.

Procedimentos de intervenção para o professor que atua com a criança em sala de aula, segundo  Silva(2007):
·         Os profissionais devem saber que as características deste transtorno podem se intensificar quando estiverem em grupo;
·         O ambiente da sala de aula deve apresentar  o mínimo de ruídos e estímulos visuais;
·         É importante estabelecer uma rotina diária;
·         Manter o ambiente o mais organizado possível;
·         As atividades devem ser bem planejadas, numa sequencia lógica de fácil compreensão;
·         As atividades curtas são melhores compreendidas e o nível de dificuldade pode ser aumentado gradativamente;
·         Excesso de informações prejudicam o entendimento do aluno
·         Fazer revisões de conteúdo(incluir isto na rotina);
·          Respeitar o tempo da criança na realização das tarefas;
·         Estimular sua fixação de atenção naquilo que for pertinente;
·         A criança deve perceber que o professor entende suas dificuldades;
·         O professor precisa estar atento a intensidade da sua voz, é uma forma de fazer variações(na tonalidade da voz), conseguindo assim chamar a atenção do aluno e envolvê-lo;
·         Reforçar os comportamentos positivos e não punir os negativos;
·          Ser criatividade;
·         Ter um contato diário com os pais da criança.

Conclusão
            Acredita-se que uma das formas de incluir o aluno com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade é atuando de maneira diferenciada e para isto, é imprescindível conhecer  algumas  práticas necessárias para facilitar o processo de aprendizagem. Foram destacados alguns métodos eficazes e indispensáveis na prática diária do professor, no intuito de qualificar o seu trabalho e a sua relação com o educando,  que necessita de uma ação educativa diferenciada  pode se assim alcançar um empenho satisfatório.
            Conclui-se que a partir das informações coletadas e apresentadas na investigação,  é possível colaborar com os educadores, no sentido de oferecer aos seus alunos uma educação consistente, comprometida com a inclusão de todos no processo de aprendizagem.
           
Referências Bibliográficas:
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. Manual Diagnóstico e Estatistico de Transtornos Mentais(DSM-IV). 4. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

 FACION, José Raimundo; SILVA, Maria de Fátima Minetto Caldeira. Dificuldades de aprendizagem. Curitiba. Editora: IESDE Brasil S.A., 2007.
_____________________. Síndrome de Hipercinese: uma revisão bibliográfica. Psicologia Argumento, PUC Paraná, ano 4, n.10, 1991.

Autora: Solange Adriane Diniz *
* Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância

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